Deixe um comentário

Bar de mangá: Issue #11

    Bleach (Página Principal, Capa, 22P)
Naruto
One Piece
Toriko
Bakuman
  Nisekoi (Página Colorida) + 4 Koma
Beelzebub
Gintama
Sket Dance
Katekyō Hitman Reborn!
  Kurogane (Página Colorida)
Kochikame
Nurarihyon no Mago
Hunter x Hunter
Pakky
Inumaru Dashi
Magico
Medaka Box
Kuroko no Basket
ST&RS
  Kagami Harisugawa -Epilogo- (Fim)
  Issue #12 Informação
  Nova Série /Página Colorida Principal: Haikyuu-!! (54P)
  Página Colorida: Nurarihyon no Mago, Kuroko no Basket

Dando continuidade ao trabalho que desenvolvia no pOrTaLaMuS, em que comentava as TOC’s e os capítulos semanas, decidi reservar um pequeno espaço na SilverScans para podermos analisar com calma o que acontece lá no Japão.

Portanto, esta semana começo com a TOC da Issue #11, que saiu ontem de tarde.

Antes de começar, vou dar uma explicação do quadro acima apresentado. Esse quadro apresenta as classificações dos mangás da Weekly Shonen Jump, no período de 6 semanas, sendo que no final do quadro aparece a média de classificações. Decidi apresentar este quadro, o que possibilita uma melhor análise do trajecto do mangá durante as semanas passadas, e que permite obter outras conclusões.

Então, começando a análise.

Divisão da Revista e futuro:

Como é possível observar, coloquei os mangás da Shonen Jump em ordem quanto à sua “idade” (Excepções: Kochikame e Inumaru).

Desta forma podemos observar que a revista está dividida em 3 grandes grupos: um grupo com uma longa longevidade (mangás com mais de 5 anos), um grupo com uma longevidade média (2-4 anos) e o grupo de novas séries (nenhuma delas fizeram ainda um ano de publicação).

Vemos que o primeiro grupo tem séries mais estabilizadas, que não variam muito a sua posição. Temos apenas como excepções Kochikame, e nos ultimos tempos Reborn. No segundo grupo, muitas das séries conseguiram uma certa estabilização (caso de Toriko, Bakuman, e até algum ponto, Beelzebub), enquanto outras ainda procuram marcar de vez esse lugar na revista. Nesse mesmo grupo encontramos algumas séries que lutam para evitar o cancelamento. Do grupo das novas séries, o que se pode dizer é que, com tantas séries estabilizadas, é dificil conseguir um lugar de destaque na revista, mas mesmo assim, algumas séries estão a conseguir, mas maior parte delas acabam por sucumbir e serem canceladas ou algumas chegam ao seu fim natural.

Visto isto, qual será o futuro da revista? Com pouco renovação de séries (series antigas não acabam, alongam-se, novas séries canceladas) o futuro parece ser trágico. Mas não me parece. Possivelmente, durante os próximos 2 anos, iremos ver uma renovação da revista, pois existem muitas séries que estão prestes a acabar, a não ser que a Shonen Jump decida espremer ao máximo essas mesmas.

Assim sendo, o que podemos tentar prever? Séries que vão acabar: Naruto (entre 1-2 anos), Gintama (pelo que dizem na net, 1-2 anos igualmente), Reborn (dizem que o arco dos Arcobalenos pode ser o último para a série), Sket Dance (estão no último ano da escola, é possivel que o autor não continue com o mangá depois disso), NuraMago (está prestes a entrar no arco final, também 1-2 anos), Bakuman (Ashirogi Muto já ganhou o anime, não deve dar para continuar mais do que 1 ano) e Medaka Box (1-2 anos para acabar).

São muitas séries a acabar num curto espaço de tempo. Ora, isto leva a que a revista tenha que passar por uma fase de renovação, onde as séries que continuarem de certeza que vão ficar mais estabilizadas e onde novas séries vão aparecer, ocupando o lugar das que acabaram. O que quero dizer com isto é que neste periodo de 2 anos, muitas das novas séries vão ter mais oportunidades para conseguirem agradar aos leitores, e de conseguir uma certa estabilização na revista.

Já me alarguei demais nesta secção, passemos então para a análise:

Análise:

Esta semana foi um pouco diferente das anteriores, por termos algumas mudanças ao longo de toda a revista.

Começando pelas páginas coloridas, Bleach ganha a principal para começar com o pé direito o novo arco, já que o arco anterior fez com que Bleach frequentasse mais do que devia o Bottom 5. Nisekoi e Kurogane ganham páginas coloridas pela popularidade destas novas séries. Eu digo que são bem merecidas, pois observando o quadro, das novas séries, são as que estão mais estáveis e com boas posições. Nisekoi surpreende por manter boas classificações, ficando sempre perto dos 5 primeiros, e nunca saindo dos 10 primeiros. Ganha página colorida mais 4 koma, também possivelmente devido à proximidade com o Dia dos Namorados. Já Kurogane tem-se mantido estável no meio da revista, e como se observa, as suas posições não variam muito, e neste momento não parece que se encontra em situação de perigo de cancelamento.

Quanto aos 5 primeiros,  não há muita surpresa. Esta semana Naruto ganhou a One Piece e Toriko, coisa que tem sido cada vez mais dificil para Naruto, como é possivel observar. Capítulo do começo da luta de Naruto e Bee contra os Jinchuuriki. One Piece ficou em segundo, seguido pelo Toriko. O capítulo de One Piece é referente ao fim da saga dos Tritões, onde Luffy recebe sangue do Jinbe. Isso só vem a afirmar que o final da saga não foi o esperado para alguns fãs de One Piece, mas nada que afecte a sua qualidade. Toriko vem de uma série de boas posições, e o capítulo rankeado foi também perto do final do arco, em que Coco fala da ordem de ingredientes que o vilão do arco comeu. Para fechar o top 5, Bakuman e Beelzebub. O primeiro têm conseguido nas ultimas semanas figurar entre os primeiros, já o segundo tem vindo a balançar um pouco entre o topo e o meio da revista. O capítulo rankeado de Beelzebub corresponde ao início da luta do Oga contra Jabberwook. Podemos afirmar que o arco tem vindo a ser bem recebido pelo publico à medida que se aproxima do fim, por isso na próxima semana podemos ver se isso se concretiza com Beelzebub a figurar nos primeiros lugares. Quanto a Bakuman, capítulo rankeado com Hiramaru = capítulo com boas posições. E o capítulo seguinte continua com Hiramaru, por isso é de esperar também uma boa classificação.

Gintama e Sket Dance mantêm-se perto do top 5, sem variarem muito as suas posições de semana a semana. Reborn nas ultimas semanas tem mantido uma posição estável no top 10, e esta semana o capítulo rankeado foi o da revelação pela Uni que 2 equipas vão ser eliminadas.

Kochikame não interessa para análise, é o mangá mais velho em publicação da revista, merece respeito, mas não tenho opinião formada sobre ele, assim como Inumaru. O que posso dizer de Inumaru é que tem vindo a figurar muitas vezes no bottom 5 e muitas vezes perto deste. Pode ser um indicio do fim do mangá que é mais virado para crianças.

As surpresas desta semana tem a ver com NuraMago, HxH e Pakky. As 3 séries conseguiram sair do bottom 5. Hunter tem sido presença assídua neste, mas tem como que “imunidade” na revista, onde só acaba quando o autor quiser. O capítulo que foi o mais bem recebido em semanas é o da luta Hisoka vs Homem das Moedas cujo nome não me recordo. Quanto a Nuramago e Pakky, é bom saber que ambos são capazes de sair do bottom 5 depois de serem algumas vezes os ultimos da revista. Pakky conseguiu subir de um penultimo lugar para perto do bottom 5, mas as suas classificações até agora não tem sido más. Já NuraMago, depois de semanas e semanas no bottom 5, onde só sai com ajuda de páginas coloridas, saiu dos ultimos lugares, a primeira vez este ano. Capítulo referente ao fim da saga anterior, é normal uma boa classificação. Veremos se para a semana é capaz de manter.

Quanto ao bottom 5, este é liderado por Mágico, que voltou a entra no bottom 5 depois de 4 semanas fora dele. Mesmo assim, não se encontra na pior posição, e é bom saber que este mangá ainda é capaz de obter votos (no inicio do ano, Magico estava muitas vezes em penultimo). Capitulo rankeado foi o começo da luta contra o velho dos trovões. De seguida, Medaka Box e Kuroko, 2 séries que ainda procuram estabilização. Medaka Box tem vindo a melhorar as classificações, mas nas ultimas semanas tem vindo a decair, voltando ao Bottom 5 onde já passou muito tempo. Kuroko já há algum tempo que não consegue figurar nos lugares mais altos da revista, assim como cada vez menos consegue sair dos ultimos lugares. Stars mais uma vez não fica em último, mas nada contra o mangá, vai ser cancelado na próxima semana, a Raw do capítulo da semana passada já indicou a chegada dos aliens a Marte, mais 2 capítulos para encerrar o mangá. Acho que Stars foi muito beneficiado pela Shonen Jump, nunca vi uma série novata que fica sempre no ultimo lugar durar 30 capítulos. Por fim, para acabar, no ultimo lugar fica o epilogo de Harisugawa, mangá que acabou na semana passada e que tem um capítulo especial nesta edição. Acabou bem, sempre disse que era um mangá sem muito futuro de desenvolvimento da história, mas durou bastante e foi agradável de ler. Mesmo assim, vinha a aparecer  no bottom 5 frequentemente, o que nos leva a pensar se foi cancelamento ou decisão do autor.

Próxima edição:

Na próxima edição, o destaque vai para uma nova série, que substitui Harisugawa. Essa nova série é de voleibol, do mesmo autor de Yotsuya. Mais uma série de desporto na revista, sendo que daqui a 2 semanas vai estrear outra série, sendo essa de romance e fantasia.

Para acabar, página colorida para NuraMago e para Kuroko, ambas para livrar mais uma vez 2 das séries que têm mais figurado no bottom 5 desde o inicio do ano. Já são 3 páginas coloridas para cada uma das séries, em 12 edições (sendo que houve 2 edições duplas).

O texto hoje foi longo, mas das próximas vezes vão ser mais curtos. Hoje quis dar uma opinião geral do que se passava na Shonen Jump e também do estado das séries da revista.

Comentem o que acharam desta semana, e previsões para a próxima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: